sábado, 10 de julho de 2010

TÁXIS E TARIFÁRIOS DO ALGARVE

Visto ser esta a minha profissão fico revoltado com algumas noticias em jornais, TV, ou mesmo conversas de pessoas falando que o motorista de táxi cobrou um valor superior ao normal.
O que mais me espanta é que esses clientes pagam e depois vem fazer este tipo de comentários em cima do passeio.
Não duvido desses clientes até porque tenho uma pessoa conhecida que recentemente chegou ao aeroporto de Faro vindo de França e pagou por um serviço do dito Aeroporto a Quarteira a fabulosa quantia de 67 euros + ou - onde deveria ter pago cerca de 25 euros, mesmo que tivesse apanhado um táxi cuja lotação seja superior a 4 lugares nunca ultrapassava os 35 euros ( estes táxis são 27% mais caros que os normais).
A melhor forma de reclamar, sempre que suspeite que o motorista está cobrando um valor superior, é pedir uma factura descriminada com o local onde apanha a viatura e o local de destino, importante também é a hora do serviço efectuado, uma vez que o preço durante o dia
( 06:00 - 21:00) é diferente do preço nocturno ( 21:00 - 06:00 ) excepto fins de semana ou feriados nacionais, onde o preço praticado é igual ao do nocturno.
E não aceite desculpas por parte do motorista, tal como " não posso passar facturas, ou não tenho facturas, acabei o livro ou qualquer outro tipo de desculpas".
No caso do motorista se recusar a passar a factura, só tem uma coisa a fazer, não pague pelo serviço prestado e chame as autoridades ou deixe que seja o próprio motorista a chamar ( a meu ver tal não vai acontecer, pois a ultima pessoa que ele quererá ver é a autoridade , se estiver a cometer alguma ilegalidade referente ao valor).
Todo o motorista de táxi é obrigado a passar facturas de todo o serviço efectuado, quer o cliente a reclame ou não.
NÃO ACEITE QUALQUER PAPEL COMO FACTURA.  EXEMPLO DE UMA FACTURA:
Isto é uma imagem de uma factura, não esquecer que para uma possível reclamação tem de constar nela todos os dados que coloquei a vermelho, os suplementos variam conforme a situação.
Agora vamos aos tarifários em vigor em Julho 2010.
Os valores que constam na imagem em cima podem variar vou dar um exemplo:
Os 3,25 ou os 3,90 da tarifa de arranque dá para percorrer 2980 metros mas se a viatura estiver presa no transito ou em semáforos o taxímetro pode começar a contar mais cedo do que é previsto, depois contará por cada 166,7 metros 0,15 cêntimos ( ou 0,15 cêntimos por cada 138,9 metros no turno da noite ) até ao final da corrida, ao que soma os suplementos caso os tenha, será esse o valor total do serviço prestado ao cliente.
Se tiverem alguma duvida em relação á a esta postagem façam o favor de deixar um comentário que eu respondo logo que me seja possível.

2 comentários:

  1. Já tive alguns problemas com táxis, felizmente nunca ao nível da factura. É como em todas as profissões, há os bons e os maus profissionais.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Nisso tem toda a razão amigo Rafeiro.
    Bem Haja

    ResponderEliminar

Pagina Inicial

Make Money