quinta-feira, 27 de maio de 2010

LCD FACTORES A TER EM CONTA NA HORA DE COMPRAR

LCD FACTORES A TER EM CONTA NA HORA DE COMPRAR
A ideia de este artigo não é comparação de marcas de televisão (LCD) nem qual delas comprar mas sim em ajudar a escolher para mais tarde não se arrepender.
Todos sabemos que comprar uma televisão nos dias de hoje deixou de ser um gesto simbólico, pois antes era tudo muito mais simples, bastava ir á loja optar pela marca pegar no caixote e trazer para casa.
Hoje em dia temos muitos factores que nos deixam na dúvida, aqui vou tentar explicar alguns para não comprar hoje e amanha ficar arrependido.
1º DISTANCIA DE VISUALIZAÇÃO
Podemos dizer que estudo já feitos, normalmente a distancia a que deverá estar do ecrã deve ser duas a três vezes superior à sua diagonal, passo a explicar com as medidas dos ecrãs e as distancias a que deverá estar dos mesmos.
LCD 24”»»»»»»»»»»»»»»» 1,2 metros a 1,8 metros
LCD 32”»»»»»»»»»»»»»»» 1,6 metros a 2,4 metros
LCD 40”»»»»»»»»»»»»»»» 2,0 metros a 3,0 metros
LCD 42”»»»»»»»»»»»»»»» 2,1 metros a 3,2 metros
LCD 50”»»»»»»»»»»»»»»» 2,5 metros a 3,8 metros
Este é um factor muito importante pois se estiver mais perto correrá o risco de ver a imagem muito pixalizada além que em filmes legendados não deverá conseguir acompanhar as legendas e o filme nas melhores condições.
2º 3D
Este factor não deverá ser de grande importância a não ser que queira mesmo ver televisão ou filmes em 3D, que de momento é uma tecnologia em evolução, embora alguns fornecedores de TV comecem a falar em emitir canais neste formato, o que é uma minoria.
A meu ver se vou comprar agora porque não pensar no futuro, poderá não se arrepender mais tarde.
3º HD READY E FULL HD
Os LCD HD READY estão a ficar descontinuados visto trabalharem com uma resolução de apenas 720i enquanto o FULL HD vai até aos 1080i, o que vai fazer diferença ao ver canais e filmes em HD. Por isso a escolha vai para o FULL HD que tem uma resolução não inferior a 1920 x 1080i.
Mas já se fala no SUPER HI-VISION que poderá ter uma resolução até 7.680 x 4320 o que será impensável por agora, para terem uma ideia desta resolução, uns meros 15 minutos de vídeo em SHV ocuparam cerca de 3,5 TB (Terabyte) incrível não?
4º LED TV
Este poderá ser importante se quiser poupar energia, visto que esta tecnologia permite que o televisor gaste quase metade em relação aos convencionais.
4º CONTRASTE
O contraste é outra característica importante na escolha de monitores LCD. Trata-se de uma medição da diferença de luminosidade entre o branco mais forte e o preto mais escuro. Quanto maior for esse valor, mais fiel será a exibição das cores da imagem. Isso acontece porque essa taxa, quando em número maior, indica que a tela é capaz de representar mais diferenças entre cores. Nos dias de hoje encontram contrastes com números muito elevados, mas se comprar um LCD entre os 2.000.000:1 e 9.000.000:1 fará uma boa compra.
5º TEMPO DE RESPOSTA
O tempo de resposta é uma característica que interessa em muito a quem deseja utilizar o monitor LCD para rodar jogos ou assistir vídeos. Isso porque estas são aplicações que exigem mudança rápida do conteúdo visual. Se o monitor não for capaz de acompanhar essas mudanças, atrasará a alteração de estado de seus pixeis, causando efeitos indesejados, como "objectos fantasmas" na imagem ou sombra em movimentos.
Por isso opte por um cujo tempo de resposta seja menor ou igual a 5ms
6º 100HZ OU MAIS
Para fãs do desporto e adeptos dos videojogos! Se gosta de desportos e videojogos mais dinâmicos, 200Hz é a solução ideal para si, no qual poderá mergulhar numa imagem optimizada e livre de manchas de movimento. O melhor tempo de resposta para imagem em movimento pode ser activado eliminando a mancha de movimento instantaneamente em imagens rápidas.
Por isso se poder compre uma acima dos 100HZ.
7º TDT
A TDT (televisão digital terrestre) é um factor importante visto que a recepção de televisão actual (analógica) terminará em 2012, a partir dai só apanha sinal de TV quem estiver preparado para a TDT.
Para receber esse sinal usar uma antena de UHF e se o televisor não estiver preparado para essa recepção terá de gastar mais dinheiro numa caixa para descodificar o sinal digital o qual transforma em analógico e manda para a TV.
Por isso LCD tem de ter TDT.
8º ENTRADAS DO LCD
A HDMI é a mais importante e convém que tenha várias, pois só por essas entradas que poderá tirar partido do FULL HD.
EX: fornecedores de TV por cabo ou fibra óptica, PS3, leitores de Blue Ray etc.
Outras entradas que normalmente vem, são, PC, Composto, Scart e uma outra que poderá ser muito útil é a de USB.
Acho que se comprar um LCD com estas dicas, não ficará mal servido, mas uma coisa é certa, terá de abrir os cordões á bolsa, visto que um LCD LED TV FULL HD poderá custar acima de 1300 Euros, uma pechincha não é?
Se não tiver um leitor de Blue Ray para passar filmes em 3D poderá vê-los em 2D sem problema, Agora os sortudos que tenham comprado uma PS3 fiquem sabendo que essa consola de jogos passará a rodar os filmes em 3D com uma actualização de firmware fornecida pela Sony.

2 comentários:

  1. Uma boa postagens e que fornece informações úteis a que pretende adquirir um destes aparelhos.
    Parabéns pelas dicas.

    ResponderEliminar
  2. Estou á vontade, creio ser o único português que ainda não tem LCD. Tenho uma TV 42' daquelas que pesa uma tonelada...

    ResponderEliminar

Pagina Inicial

Make Money