A Televisão Digital Terrestre ( TDT ) está a chegar. A partir de 2012, deixa de haver emissão analógica em Portugal.
Com certeza de que tem dúvidas, vou apresentar aqui as respostas ás mais frequentes.
O QUE É A TDT
É uma tecnologia de teledifusão baseada na norma Digital Video Broadcasting - Terrestrial ( DVB-T), usando um sinal digital em vez de analógico ( como acontece actualmente ). Permite uma transmissão de sinal mais eficiente e a disponibilização de uma nova geração de serviços associados, nomeadamente a interactividade e a alta definição.
A QUEM SE DESTINA?
A todos os portugueses que não têm serviço pago de TV ( ZON ou MEO ) e que pretendem continuar a ver os 4 canais nacionais gratuitos.
COMO CONTINUAR A VER TV?
Os equipamentos de recepção e emissão de televisão terão de ser adaptados para a TDT. Quem quiser continuar a ver os 4 canais gratuitos terá duas opções: Adquirir um novo televisor já compatível com a norma DVB-T ( e suporte para descodificação de video MPEG-4/H.264 ); ou adquirir um descodificador que permitirá ao televisor antigo a reprodução de imagem ( neste caso, cada televisor vai precisar de um descodificador ).
E QUANTO ÀS ANTENAS?
Poderá ser necessário apenas alterar a posição da antena exterior, mas também poderá ter de haver lugar à substituição da antena por uma compatível com DVB-T e da cablagem.
VAI HAVER ALTERAÇÃO DE CANAIS?
Os canais de acesso livre - RTP, RTP2, SIC e TVI - vão manter-se disponíveis no continente, o mesmo acontece com a RTP Açores e a RTP Madeira nas respectivas regiões autónomas. No futuro, deverá haver ainda lugar para um quinto canal em alta definição, cujos conteúdos serão disponibilizados pela RTP, SIC e TVI.
O ESTADO FINANCIAR A ALTERAÇÃO?
Todas as pessoas com 60 por cento ( ou menos ) de grau de deficiência, ou que recebem rendimento social de reinserção ou que têm pensões inferiores a 500 euros, vão poder beneficiar de uma comparticipação que ronda os 50% na compra dos descodificadores.
QUANDO VAI ACONTECER?
O prazo final para o fim das emissões analógicas decretado pela Anacom - a autoridade reguladora das comunicações postais e electrónicas em Portugal- é Abril de 2012, apesar de a Comissão Europeia dar alguma margem de manobra após esta data.
Não vai, contudo, ser uma transição brusca, mas sim progressiva.
Este ano, haverá lugar a três zonas piloto onde o sinal de TDT passará a ser obrigatório: Alenquer ( 12 de Maio ), Cacém ( 16 de Junho ), e Nazaré ( 3 de Outubro ). Já em 2012, seguem-se a faixa litoral do continente ( 12 de Janeiro ) e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira ( 22 de Março ). Todos os outros emissores e retransmissores vão funcionar com sinal analógico até 26 de Abril de 2012.
AINDA TEM DÚVIDAS?
Para obter mais informações e esclarecer todas as questões sobre a TDT, visite o site http://tdt.telecom.pt/ Ou contacte 800 200 838.
Muito interessante. Tenho um televisor com uns 10 anitos na minha aldeia que é servido por uma antena exterior. Já vi que vou ter alguns trabalhos quando lá for.
ResponderEliminarUm abraço.
Isso terá com certeza, embora seja um trabalho simples.
ResponderEliminarA primeira coisa que terá de fazer é ir preparado com uma box descodificadora de sinal, a outra é que uma antena de UHF poderá servir para apanhar todos os canais.
O preço da caixa descodificadora varia entre os 39,90 e os 59,90.
Eu vi uma de 49,90 que ja vem com porta USB e grava direto na pen, também serve para reproduzir ficheiros Divx, Mkv, entre outros, viva as novas tecnologias.
Um abraço