terça-feira, 17 de maio de 2011

TDT: A televisão entra numa nova era

A Televisão Digital Terrestre ( TDT ) está a chegar. A partir de 2012, deixa de haver emissão analógica em Portugal.
Com certeza de que tem dúvidas, vou apresentar aqui as respostas ás mais frequentes.
O QUE É A TDT
 É uma tecnologia de teledifusão baseada na norma Digital Video Broadcasting - Terrestrial ( DVB-T), usando um sinal digital em vez de analógico ( como acontece actualmente ). Permite uma transmissão de sinal mais eficiente e a disponibilização de uma nova geração de serviços associados, nomeadamente a interactividade e a alta definição.

A QUEM SE DESTINA?
A todos os portugueses que não têm serviço pago de TV ( ZON ou MEO ) e que pretendem continuar a ver os 4 canais nacionais gratuitos.

COMO CONTINUAR A VER TV?
Os equipamentos de recepção e emissão de televisão terão de ser adaptados para a TDT. Quem quiser continuar a ver os 4 canais gratuitos terá duas opções: Adquirir um novo televisor já compatível com a norma DVB-T ( e suporte para descodificação de video MPEG-4/H.264 ); ou adquirir um descodificador que permitirá ao televisor antigo a reprodução de imagem ( neste caso, cada televisor vai precisar de um descodificador ).

E QUANTO ÀS ANTENAS?
Poderá ser necessário apenas alterar a posição da antena exterior, mas também poderá ter de haver lugar à substituição da antena por uma compatível com DVB-T e da cablagem.

VAI HAVER ALTERAÇÃO DE CANAIS?
Os canais de acesso livre - RTP, RTP2, SIC e TVI - vão manter-se disponíveis no continente, o mesmo acontece com a RTP Açores e a RTP Madeira nas respectivas regiões autónomas. No futuro, deverá haver ainda lugar para um quinto canal em alta definição, cujos conteúdos serão disponibilizados pela RTP, SIC e TVI.

O ESTADO FINANCIAR A ALTERAÇÃO?
Todas as pessoas com 60 por cento ( ou menos ) de grau de deficiência, ou que recebem rendimento social de reinserção ou que têm pensões inferiores a 500 euros, vão poder beneficiar de uma comparticipação que ronda os 50% na compra dos descodificadores.

QUANDO VAI ACONTECER?
O prazo final para o fim das emissões analógicas decretado pela Anacom - a autoridade reguladora das comunicações postais e electrónicas em Portugal- é Abril de 2012, apesar de a Comissão Europeia dar alguma margem de manobra após esta data.
Não vai, contudo, ser uma transição brusca, mas sim progressiva.
Este ano, haverá lugar a três zonas piloto onde o sinal de TDT passará a ser obrigatório: Alenquer ( 12 de Maio ), Cacém ( 16 de Junho ), e Nazaré ( 3 de Outubro ). Já em 2012, seguem-se a faixa litoral do continente ( 12 de Janeiro ) e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira ( 22 de Março ). Todos os outros emissores e retransmissores vão funcionar com sinal analógico até 26 de Abril de 2012.

AINDA TEM DÚVIDAS?
Para obter mais informações e esclarecer todas as questões sobre a TDT, visite o site http://tdt.telecom.pt/
Ou contacte 800 200 838.
Cadastre-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.

2 comentários:

  1. Muito interessante. Tenho um televisor com uns 10 anitos na minha aldeia que é servido por uma antena exterior. Já vi que vou ter alguns trabalhos quando lá for.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Isso terá com certeza, embora seja um trabalho simples.
    A primeira coisa que terá de fazer é ir preparado com uma box descodificadora de sinal, a outra é que uma antena de UHF poderá servir para apanhar todos os canais.
    O preço da caixa descodificadora varia entre os 39,90 e os 59,90.
    Eu vi uma de 49,90 que ja vem com porta USB e grava direto na pen, também serve para reproduzir ficheiros Divx, Mkv, entre outros, viva as novas tecnologias.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Pagina Inicial

Make Money