Membros da máfia italiana enviaram mensagens de telemóvel através de um programa de televisão para outros «colegas» do crime organizado que cumprem pena de prisão, informa a EFE.
A informação foi adiantada pelo ex-promotor adjunto anti-máfia da Itália, Enzo Macrì, no depoimento que prestou a uma comissão parlamentar, em Maio passado, e que a imprensa italiana revela esta sexta-feira.
O ex-promotor explicou que alguns clãs do crime organizado usaram os programas de televisão mais famosos para enviar mensagens codificadas, que só podiam ser entendidas por membros da máfia. O esquema foi revelado por um prisioneiro que aceitou colaborar com a Justiça.
«O que nos surpreendeu foi a aparente trivialidade do conteúdo das mensagens, por trás das quais, na realidade, eram enviadas mensagens específicas aos mafiosos», detidos num restrito regime carcerário, sem qualquer tipo de comunicação com o exterior, explicou Macrì.
Os SMS foram enviados em programas como o «Quelli che il calcio e...», da emissora de televisão RAI. Os mafiosos enviavam as mensagens de texto durante jogos de futebol do Campeonato Italiano e estas apareciam no «rodapé» do programa.
O ex-promotor indicou que os responsáveis do programa desconheciam o uso «inadequado» que os mafiosos faziam deste serviço
Sem comentários:
Enviar um comentário